dvdrothen da uma lida novamente no post acima que criei. Você não precisa criar a variável ref, ela já retorna da API do pagmp, você só precisa salvar o valor que retorna nela.
É como se fosse um identificador do pagamento. Com ele você vai pode ver mais tarde o status do pedido com o segundo bloco
Em relacao a sua resposta fiquei ainda com duvidas como sempre.
No meu caso aqui eu criei este procedimento abaixo nos casos de Pagamento Mercado Pago. Desta forma ao final do processo, é apresentada a tela do Mercado Pago. Até aqui tudo certo e funcionando corretamente.
Primeira Pergunta: Após estar o cliente na tela do Mercado Pago e finalizando o pagamento da Compra, automaticamente ele será redirecionado para a minha "Tela Aprovacao" ?
Segunda pergunta: Pretendo por um botao na Modal Menu do Estabelecimento, para poder acessar essa Tela Aprovacao, para assim o cliente acompanhar seu Status do Pedido. Mas e se o mesmo tiver outras compras em analise no Mercado Pago da minha loja , entao tera sido criado mais de uma (1) Referencia de Pagamento. Neste caso dentro da Tela Aprovacao, ao clicar em verificar o pagamento, creio eu que irá aparecer somente o ultimo ou o primeiro pedido de compra. Como se resolveria isso ?